sábado, 7 de janeiro de 2023

Como fazer um anúncio de rádio eficaz?

 O comercial de rádio é um meio que não deve ser subestimado em uma campanha de comunicação. Ele serve como uma mensagem para a empresa e também permite que você destaque sua originalidade: o que vai te diferenciar de seus concorrentes. Seu anúncio de rádio deve ser criativo e se destacar da multidão com: uma voz que seja facilmente lembrada, humor e emoção para impressionar seus ouvintes. Este meio está onipresente o dia todo no dia a dia dos franceses, eles ouvem no carro a caminho do trabalho ou de manhã enquanto tomam café da manhã... Mas como fazer um anúncio de rádio eficaz para sua empresa? Nosso conselho neste artigo!


Alguns números* para saber sobre o rádio:


Mais de 40 milhões de ouvintes diários com 13 anos ou mais

O rádio atinge alvos influentes, como pessoas de 35 a 59 anos e aqueles nos grupos socioeconômicos mais altos

7 em cada 10 ouvintes consideram o rádio um meio confiável

*Fonte: mediametrie.fr


Nomeadamente, a rádio permite:


Para incentivar as compras: com a estratégia de marketing drive-to-store ou drive-to-web

Aumentar a notoriedade da marca através de spots publicitários repetidos

Tranquilize os consumidores em estações de rádio confiáveis

Para transmitir mensagens publicitárias com bom direcionamento

>>> Conheça o ranking das rádios mais populares em 2021.


Resumo do artigo: Como fazer um anúncio de rádio eficaz?

Selecionando a estação de rádio certa para transmitir seu anúncio

Qual é o formato certo de publicidade na rádio?

Qual é a duração certa para um spot de rádio?

Escolhendo o tom certo para o seu anúncio de rádio

Um bom exemplo de propaganda de rádio

Quais estações de rádio serão as mais ouvidas em 2022?

Selecione o rádio certo para alcançar seu alvo

selecionar anúncio de rádio


Escolher sua estação de rádio de acordo com seu público-alvo é inevitável! Assim como na TV , o público-alvo vem antes de qualquer outro critério, pois é para ele que você está se comunicando! Mas também é importante pensar no seu objetivo de comunicação:


Incentive os ouvintes a se interessarem por sua marca

Promova seus produtos ou serviços

Anunciar um evento

Apoie o lançamento de uma nova loja

>>> Ajudamos você a identificar seu alvo de marketing!


Escolher uma estação de rádio é fácil! Tudo o que você precisa fazer é veicular seu anúncio em uma emissora que esteja de acordo com seu público-alvo. As estações de rádio podem ser categorizadas de acordo com vários segmentos de audiência e, mais comumente, há segmentação demográfica (gênero, idade dos ouvintes, CSP...) e segmentação geográfica (localização do seu público).


Aqui estão as faixas etárias dos ouvintes de várias estações de rádio:


Rádio NRJ : a idade média do público é de 31 anos

Virgin Radio tende a atingir ouvintes com 34 anos

France Inter está melhorando com ouvintes com menos de 35 anos, mas tem mais ouvintes com mais de 50 anos

A France Info tem um forte aumento na faixa etária de 25 a 49 anos e está crescendo na faixa etária de 50 anos ou mais

Como pode ser visto no gráfico abaixo, a France Bleu  tem mais ouvintes do sexo feminino com idade entre 25 e 59 anos e 65 anos ou mais.

cabo Radio France bleu


Este meio emite ondas, mas até onde ele pode atingir seu alvo?


Isso é chamado de cobertura de rádio, que é a potência do rádio por meio de seu transmissor. Quanto mais potente for o transmissor de um rádio, mais longe ele pode ser ouvido. Por exemplo, um rádio com potência de 100 MHz pode cobrir até cerca de 20 km.


Importante saber! Seu anúncio de rádio pode ser veiculado em:


Local: os spots são transmitidos através de um transmissor local (por exemplo, a estação "France Bleu Nord" que cobrirá todo o norte ou a estação "Activ Radio" que transmitirá em todo o Loire)

Multilocal: o anúncio é transmitido em várias emissoras e em várias regiões/cidades da França (por exemplo, a Chérie FM tem ofertas em várias cidades da França)

Nacional: o anúncio é transmitido em toda a França graças aos transmissores espalhados por todo o país

Qual é o formato certo de publicidade para rádio?

formato de anúncio de rádio


Um spot de rádio deve ser curto e contundente: 10, 20 ou 30 segundos são os formatos recomendados. Existem dois tipos de formatos de publicidade de rádio: o formato clássico ou padrão e o formato de patrocínio. Nós os apresentamos a você.


O formato clássico de publicidade de rádio

Este tipo de spot de rádio dura entre 15 e 30 segundos.


Aconselha-se às empresas que utilizem o formato clássico se pretenderem promover um evento, anunciar a abertura de uma loja, informar sobre saldos ou promoções para chegar ao máximo de pessoas ao longo do dia.


O formato de patrocínio

O formato de patrocínio tem duração de 20 segundos no início ou no final da transmissão de rádio.


Este tipo de formato pode ser transmitido em estações "básicas" no início e no final do programa. Por exemplo, você pode veicular seu anúncio no início do programa "Manu no 6-10" e após o final do programa.


Em resumo, o patrocínio de rádio funciona da mesma forma que o patrocínio de TV .


Qual é a duração certa para sua campanha de rádio?

comprimento campanha rádio


A duração ideal de um anúncio de rádio que podemos recomendar é de 20 segundos. Para ser eficaz, recomendamos uma campanha de rádio com duração mínima de 10 dias e veiculação de 7 comerciais por dia. Este é o mínimo recomendado para obter resultados.


Escolhendo o tom certo para o seu anúncio de rádio

anúncio de rádio de tom


Os slogans, vozes e paisagens sonoras das empresas são frequentemente utilizados noutros canais de comunicação  (televisão, redes sociais, etc.), pelo que os ouvintes identificam um som familiar e reconhecem de imediato a marca associada.


Ao divulgar um produto ou serviço, a voz utilizada deve ser alegre, mas quando se trata de um assunto mais sério (como uma campanha de prevenção), é preferível optar por um tom mais sério.


Observe que a escolha de uma voz de celebridade aumenta a conta: sim, é inevitavelmente mais cara! Em média, custa mais 500€.


Aconselhamo-lo assim a:


Não hesite em incluir humor e emoção em seu lugar

Escolha vozes fora do comum (para que fiquem na sua cabeça)

Dê aos ouvintes a oportunidade de imaginar o que estão ouvindo (o que permite uma melhor memorização da sua marca)

Um bom exemplo de propaganda de rádio



Informações sobre este spot de rádio

Duração: 20 segundos


Marca: Mano Mano


Objectivo: venda de piscina


A marca Mano Mano lembra seu nome e slogan no final do comercial e adiciona seu número de contato, incentivando os ouvintes a ligar.


Quais são as estações de rádio mais ouvidas em 2022?, ao escolher uma empresa de publicidade e propaganda

rádios mais ouvidas em 2022


Em janeiro, montamos um ranking das rádios mais populares, números que podem indicar em quais estações anunciar.


>>> Aqui fica o artigo sobre os números da rádio em 2021


Aqui estão os 3 primeiros meses de 2022:


Em janeiro de 2022, a France Inter era a estação de rádio mais ouvida na França, com 32.306.221 ouvintes. RMC é o próximo com 19.937.524 escutas e France Info com 18.855.735 escutas ativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário